segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Eclesiastes Cap. 1

PALAVRAS do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém:

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.
Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.


Rei Salomão (segundo algumas cronologias, reinou de 1009 a.C. a 922 a.C), filho do Rei David com Bate-Seba, tornou-se no terceiro rei de Israel e reinou durante quarenta anos. Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É uma personagem bíblica envolta em muitos mitos e lendas extra-bíblicas. Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado pelas 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel Setentrional (formado pelas 10 Tribos), ao Norte.

O texto acima foi tirado do livro de Eclesiastes, um dos livros poéticos da Bíblia (outros são os Salmos, Provérbios, entre outros).

Li ontem e achei que seria interessante postar. Eclesiastes é um dos poucos livros da Bíblia que eu li inteiro (mais de uma vez xD).

4 comentários:

Feänor disse...

Nossa cara, claro que pode! Ficaria honrado se sua professora se interessasse por esse simplório texto... E se ela de fato ler, diga que eu aceitaria de bom grado ouvir suas opiniões sobre o assunto. Aliás, se quiser dar meu e-mail pra ela, é esse: jarbas_silva@hotmail.com

Ah, Campbell é o cara mesmo... O livro dele virou a minha bíblia rs. To com os outros livros dele aqui pra ler também. Uma pena que eu só o descobri recentemente, quando me sobra pouco tempo pra leitura... Malditos concursos!

Cara, você andou escrevendo bastante por aqui... Estava viajando, então não andei lendo muita coisa. Vou passar aqui com mais calma e ver o que você andou aprontando hehe.

Aliás, to começando a considerar ler os blogs que eu leio por feed... Parece ser bem mais prático. Você usa algum programa pra isso? Se sim, me recomenda um aí :P

Abs!

Pan disse...

O único livro da bíblia que li todo, foi o apocalipse.
E aconselho, é otimo.

Anônimo disse...

"Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?"
Eu sempre me fiz a mesma pergunta, não com essas palavras, mas fiz.
A única coisa que posso acreditar é que o conhecimento é o tal proveito. Mas, eu tenho uma amiga que diz que o fato de poder tomar uma cerveja com os amigos dela é o tal proveito, senão nem valeria a pena pra ela trabalhar e tudo mais. Acho que pra cada qual, proveito tal.
"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor."
Melhor eu começar a acreditar na teoria da cerveja neh...? :S :(

Feänor disse...

Li agora o texto...

Interessante. Eu nunca li a Bíblia... Mas é uma leitura que pretendo encarar quando puder. Vivem me recomendando e tudo mais (não me refiro aos pregadores rs).

Também, pra esse livro vender tanto depois de tanto tempo no mercado, deve ser bom rsrs